[email protected]
(21) 99266-0026 – Marcos Moura
(21) 98824-7362 – Alberto Sena
5ª Edição/2020
O 5º Cine Tamoio – Festival de Cinema de São Gonçalo bateu recorde de inscritos para Mostra Competitiva deste ano. Foram 373 filmes inscritos, de 24 Estados brasileiros, além de produções do Novo México – EUA e Tóquio – Japão, destes foram selecionados 145 curtas que serão exibidos entre os dias 11 à 19 de setembro. Serão exibidas 23 Ficções, 26 Documentários, 27 LGBTQIA+, 27 Negro, 22 Terror, sete Animações, oito Indígenas e cinco Gonçalenses. Em 2019, o Cine tamoio recebeu 204 inscrições de 19 Estados e Lisboa – Portugal.
As produções vencedoras foram premiadas com o troféu Tupinambá, além de camisa, certificado, bóton e o empréstimo de Câmera Black Magic e acessórios por 02 semanas para Melhor Filme Negro e Serviço de mixagem de 20h para Melhor Filme eleito pelo Júri Popular oferecidos pelo Centro Técnico Audiovisual – CTAv, em parceria com o Cine Tamoio – Festival de Cinema.
Clique no botão abaixo para ver tudo o que aconteceu na
5ª Edição/2020
4ª Edição/2019
Tema: Quantos Negros Cabem no Cinema?
Essa foi a temática da 4ª edição do Cine Tamoio e os artistas Chica Xavier e Clementino Kelé foram os homenageados pela importante representatividade na televisão e no cinema, abrindo portas para dezenas de artistas negrxs.
Nesta edição recebemos 204 curtas metragens de 19 estados, DF e Portugal. Destes, foram selecionados para mostra competitiva, 23 Ficções , 20 Documentários, 16 curtas Negros, 11 curtas de Terror, 08 LGBTs, 06 Indígenas, 05 Animações, 02 Gonçalenses , além de 3 Longas, 1 Média e 13 Curtas exibidos fora da mostra competitiva.
4ª Edição do Cine Tamoio – Festival de Cinema. Foi realizada no SESC São Gonçalo entre os dias 21 a 28 de Setembro 2019. Durante a semana do Festival, o público pôde prestigiar as seguintes produções não competitivas; o Documentário ‘A Pedra’, do diretor de Davidson Davis, o Longa Metragem ‘Hemingway’, do diretor Antônio Júnior, com participação dos alunos da Escola Estadual Adino Xavier e produzido na cidade (São Gonçalo), também foi exibido o Longa Metragem ‘O último Sonho’, do diretor indígena Alberto Álvares, debates e oficinas com diversos cineastas com a participação dos alunos da Rede Municipal de Ensino de São Gonçalo.
O evento contou com o apoio do SESC, da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Fundação de Artes de São Gonçalo, Centro Técnico Audiovisual (CTAV), e o apoio Institucional da Comissão de Combate às Discriminações da ALERJ, da Comissão de Cultura da ALERJ, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Superintendência de Audiovisual, OAB – São Gonçalo.
3ª Edição/2018
A 3ª Edição do Cine Tamoio aconteceu no Teatro George Savalla Gomes (Teatro Carequinha) dentro da Escola Municipal Ernani Faria e contou um corpo de jurado de 14 componentes. O Festival aconteceu entre os dias 11 a 15 de Setembro de 2018 e exibiu trabalhos com duração máxima de 30’ e teve caráter competitivo.
O Festival recebeu inscrições de 18 Estados Brasileiros e Distrito Federal num total de 260 curtas-metragens.
Nesta edição o festival homenageou o ator Milton Gonçalves.
O Cine Tamoio recebeu 1263 espectadores, entre oficinas, exibições e noite de premiação.
Recebemos alunos de 16 Escolas Municipais, 1 Escola Estadual e usuários do Centro Pop – Niterói. Além da presença de produtores e diretores dos seguintes Estados: MG, PE, MT e SP.
2ª Edição/2017
A 2ª Edição do Cine Tamoio aconteceu no Teatro George Savalla Gomes (Teatro Carequinha) dentro da Escola Municipal Ernani Faria e contou com a parceria de 4 técnicos da ANCINE que fizeram parte da equipe de jurados.
O Festival aconteceu entre os dias 12 a 16 de Setembro de 2017 e exibiu trabalhos com duração máxima de 30’ e teve caráter competitivo. A segunda edição do Cine Tamoio recebeu inscrições de 15 Estados Brasileiros num total de 239 curtas-metragens com aumento de 48% sobre a primeira edição.
Nesta edição o festival homenageou a atriz e cantora Zezé Motta, que na ocasião esteve na noite de premiação para receber a homenagem.
1ª Edição/2016
A 1ª edição contou com a parceria do Laboratório Audiovisual Cinema Paraíso, da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ), Campus São Gonçalo, que agregou valores ao Festival e viabilizou o acesso dos estudantes, a comunidade em torno e demais interessados em cinema.
O Festival premiou diversas categorias, mas uma em especial (Filme Gonçalense) teve o cunho de envolver diretores e produtores locais a participarem. A expectativa de ter o seu trabalho exibido em uma sessão do festival e ainda concorrendo, acabou gerando um movimento a favor das produções independentes dentro da própria cidade.
O Festival aconteceu entre os dias 28 de Novembro a 02 de Dezembro de 2016 e exibiu trabalhos com duração máxima de 20’ e teve caráter competitivo.
Nesta edição o festival homenageou o primeiro cineasta gonçalense Gerson Tavares que trabalhou com Glauber Rocha no cinema novo. O Festival contou ainda com o apoio da Fundação de Artes de São Gonçalo (FASG).
A primeira edição do Cine Tamoio recebeu inscrições de 4 Estados Brasileiros num total de 162 curtas-metragens, sendo 72 ficções, 56 documentários, 17LGBTs, 8negros, 7 gonçalenses e 2 animação.